terça-feira, 1 de junho de 2010

Testando o Google Moderator


Youtube você já conhece, certo? Mas talvez a ferramenta Google Moderator soe como novidade para você. O mais novo recurso do site aumenta ainda mais o volume de comunicação entre os usuários do Youtube e do Google (que na verdade são todos da mesma empresa).
Para quem nunca usou o Google Moderator, funciona da seguinte forma. Você é um usuário normal do Youtube, que posta seus vídeos e recebe os comentários. Com a nova ferramenta, você pode conversar on-line com as pessoas que estão assistindo seu canal. Podem-se trocar comentários, links e outros vídeos alojados no Youtube dentro do Moderator.
É util especialmente para canais do Youtbe com grandes índices de acesso, como é o caso do americano FoodWishes(em inglês, desejos culinários), de um chef de cozinha (conhecido como Chef John) que fez muito sucesso na internet mostrando a preparação de pratos. Uma espécie de Ana Maria Braga de calças, mas sem outras entrevistas e o Louro José.
O FoodWishes é frequentado por milhares de pessoas por dia. Com o Google Moderator, os usuários podem pedir receitas de pratos ao Chef John, podem postar seus próprios vídeos de culinária e trocar experiências.
O Chef vai promover um concurso de culinária via Youtube, chamado “Summer of You” (Literalmente, o “Verão de Você”). As pessoas podem participar postando seu vídeo, em que preparam a sua própria receita, e o mundo inteiro pode participar (basta ter conta no Google). O vencedor terá sua receita “oficializada” com o nome do autor, o Chef vai se referir ao verão que está por vir (eles estão no hemisfério norte) como “Verão de fulano (o vencedor)” e ainda ganha uma colher de pau do Foodwishes com o seu nome impresso. Você também pode participar!
O Google Moderator já havia sido utilizado antes no YouTube, em algumas situações e com exclusividade, como na entrevista com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o Primeiro Ministro do Canadá, mas a partir de agora ele estará disponível em todos os canais do serviço de compartilhamento de vídeos, explica o site Read Write Web.
Na estreia, 12 dos canais mais populares do Twitter, como o do New York Times, da Universidade de Stanford e o Howcast, já estão funcionando com a nova ferramenta, que permite interação em tempo real entre a audiência e os mantenedores do canal.
A Universidade de Stanford, por exemplo, está utilizando o serviço para que o Dr. Euan Ashley, cardiologista, responda questionamentos dos usuários acerca de doenças e problemas cardíacos.
O objetivo da integração do Google Moderator ao YouTube é permitir que os proprietários dos canais tenham uma boa forma para se comunicar com a sua audiência, esclareceu Olivia Ma, gerente de notícias do YouTube, em entrevista ao Mashable.
Agora é esperar pelas novidades que os canais irão realizar com essa nova ferramenta disponibilizada pela Google no YouTube.

Nenhum comentário: